Quinta-feira, 06 de junho de 2019
A rede francesa Carrefour SA teve suas vendas impulsionadas pelo uso da tecnologia blockchain no rastreio de carne, leite e frutas, e segundo um executivo, irá expandir a iniciativa para mais produtos visando aumentar a confiança do consumidor.
O tecnologia de rastreamento viabilizada pelo blockchain permite que os clientes tenham acesso a informações detalhadas sobre produtos, como quando foram plantados ou colhidos, trazendo confiança em relação à qualidade dos itens comprados e permitindo que os consumidores evitem produtos com organismos geneticamente modificados, antibióticos ou pesticidas, caso queiram.
O Carrefour utiliza a tecnologia para cerca de 20 itens, incluindo ovos, leite, laranjas e queijo, e possui planos para incluir mais 100 produtos a esta lista ainda este ano, visando cobrir áreas onde os clientes querem mais segurança, como produtos orgânicos e para bebês.
“Estamos construindo um efeito halo – Se eu puder confiar no Carrefour com sua galinha, eu também posso confiar no Carrefour com suas maçãs ou queijos,” disse Emmanuel Delerm, gestor de projetos blockchain do Carrefour.
A rede está entre diversas grandes empresas que estão apostando no crescimento do uso do blockchain para rastrear de onde os produtos vem, ao passo que os consumidores buscam assegurar que os produtos estão ao nível da satisfação geral e ética.
O Carrefour trabalhou no sistema blockchain juntamente com a IBM, que está colaborando com empresas de varejo e logística em sistemas para rastrear e assegurar suas respectivas cadeias de fornecimento.
A tecnologia blockchain, muito conhecida por ser subjacente ao Bitcoin, é um registro de dados compartilhado mantido por uma rede de computadores individuais.
Os consumidores podem escanear o QR code de algum produto com seu dispositivo móvel e descobrir a data da colheita, local de cultivo, proprietário da plantação, quando foi embalado, quanto tempo durou o transporte, e dicas de como prepará-lo.
“O pomelo é vendido mais rápido do que no ano anterior graças ao blockchain (…) Tivemos um impacto positivo na galinha em comparação com as galinhas sem blockchain.”, disse Delerm.
A iniciativa se provou muito popular na China, onde já é comum que os clientes utilizem o QR code, seguida da Itália e da França, com algumas pessoas gastando cerca de 90 segundos para ler a informação fornecida.
Eles estão interessados em informações sobre a origem dos produtos e como os animais são cuidados.
“A geração do milênio está comprando menos, mas comprando produtos melhores para sua saúde, para o planeta”
Ainda há desafios pela frente, como o rastreamento de frutas e vegetais vendidos soltos e originados de diferentes fazendas, além da resistência de alguns fazendeiros a fornecer grandes informações, afirma Delerm.
Portanto, o Carrefour pretende lançar linhas não alimentares futuramente, como roupas, assim como planeja fornecer mais informações. A rede também está explorando formas de identificar produtos que não dependem do QR code.
Enquanto o Carrefour está focado em implementar a tecnologia em sua marca, a rede também trabalhou com a Nestlé para oferecer aos consumidores dados sobre o purê de batata Mousline por meio do blockchain, permitindo que soubessem que é produzido apenas com batatas francesas.
Matéria escrita por Beatriz Orlaneli e publicada originalmente no WeBitcoin.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários