Quinta-feira, 24 de outubro de 2019
O Gartner Inc. anunciou que o interesse em Blockchain continua alto, mas ainda há uma lacuna significativa entre a expectativa e a realidade do mercado. De acordo com os resultados do levantamento 2019 CIO Agenda Survey, que entrevistou mais de 3.000 CIOs (Chief Information Officers) em todo o mundo, apenas 11% dos executivos indicam que suas organizações já implementaram ou estão planejando ter projetos a curto prazo com a tecnologia Blockchain. Isso pode ser explicado porque a maioria dos projetos não consegue ir além da fase inicial de experimentação.
“O Blockchain está atualmente descendo em direção ao Vale da Desilusão no último Ciclo de Tendências para Tecnologias Emergentes do Gartner”, disse Adrian Leow, Diretor de Pesquisa do Gartner.
“O mercado de plataformas e tecnologias Blockchain ainda é incipiente e não há consenso no setor sobre os principais componentes, como o conceito do produto, o conjunto de recursos e os principais requisitos de aplicativos. Não esperamos que haja uma única plataforma dominante nos próximos cinco anos”.
Para realizar com sucesso um projeto Blockchain, é necessário entender as causas que podem levar a possíveis problemas. Por isso, o Gartner identificou os sete erros mais comuns nos projetos Blockchain e divulgará durante o evento Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019 como evitá-los:
Para o Gartner, a maioria dos projetos de Blockchain é usada exclusivamente para registrar dados em plataformas Blockchain por meio da tecnologia de Ledger Descentralizado (DLT), ignorando os principais recursos, como consenso descentralizado, uso de tokens ou contratos inteligentes.
“O DLT é um componente do Blockchain, não o Blockchain inteiro. O fato de as organizações usarem tão raramente o conjunto completo de recursos desse conceito leva à questão de saber se eles precisam mesmo de Blockchain”, disse o analista do Gartner. “É bom começar com o DLT, mas a prioridade dos CIOs deve ser esclarecer os casos de uso do Blockchain como um todo e passar para projetos que também utilizem outros componentes do conceito”.
O mercado de plataformas Blockchain é enorme e composto por ofertas fragmentadas que tentam se diferenciar de várias maneiras. Alguns se concentram em confidencialidade, alguns em tokens e outros em computação universal. A maioria é muito imatura para o trabalho de produção em larga escala que incorpora os sistemas de acompanhamento e requisitos, segurança e serviços de gerenciamento de rede. No entanto, isso vai mudar nos próximos anos. Os CIOs devem monitorar os recursos em evolução das plataformas Blockchain para alinhar a linha do tempo de seus projetos Blockchain.
O Blockchain é uma tecnologia de nível básico que pode ser usada em vários setores e cenários, da cadeia de suprimentos até o gerenciamento de sistemas de informações médicas. Não é um aplicativo completo, pois também deve incluir recursos como interface do usuário, lógica de negócios, persistência de dados e mecanismos de interoperabilidade.
“Quando se trata de Blockchain, há a suposição implícita de que a tecnologia de nível básico não está muito distante de uma solução completa. Esse não é o caso. O conceito básico ajuda a visualizar o Blockchain como um protocolo para executar uma determinada tarefa dentro de um aplicativo completo. Ninguém presumiria que um protocolo pode ser a base única para todo um sistema de comércio eletrônico ou uma rede social”, explicou o Diretor de Pesquisa do Gartner, Adrian Leow.
A tecnologia Blockchain foi projetada para fornecer um registro confiável, imutável e seguro de eventos decorrentes de uma coleção dinâmica, produzida por partes não confiáveis. Esse modelo de design vem com o preço dos recursos de gerenciamento de banco de dados. Em sua forma atual, a tecnologia Blockchain não implementa o modelo completo “criar, ler, atualizar, excluir” encontrado na tecnologia convencional de gerenciamento de banco de dados. Em vez disso, apenas “criar” e “ler” são suportados.
“Os CIOs devem avaliar o requisito de gerenciamento de dados de seu projeto Blockchain. Uma solução convencional de gerenciamento de dados pode ser a melhor opção em alguns casos”, disse o analista do Gartner.
Embora alguns fornecedores de plataformas de tecnologia Blockchain indiquem conexão com outros ‘Blockchains’, é difícil prever a interoperabilidade quando a maioria das plataformas e seus protocolos subjacentes ainda estão sendo projetados ou desenvolvidos. As organizações devem acompanhar as discussões dos fornecedores em relação à interoperabilidade como uma estratégia de marketing. Supostamente, essa opção beneficia a posição competitiva do fornecedor, mas não necessariamente fornecerá benefícios para as empresas.
“Nunca selecione uma plataforma Blockchain com a expectativa de interoperar com a tecnologia do próximo ano de um outro fornecedor “, alertou o analista.
Contratos inteligentes são, talvez, o aspecto mais poderoso das tecnologias de ativação de Blockchain. Eles adicionam comportamento dinâmico às transações. Conceitualmente, os contratos inteligentes podem ser entendidos como procedimentos armazenados associados a registros de transações específicos. Mas, diferentemente de um procedimento armazenado em um sistema centralizado, os contratos inteligentes são executados por todos os pontos de uma rede complexa, gerando desafios de escalabilidade e gerenciamento que ainda não foram totalmente explorados. A tecnologia de contrato inteligente ainda sofrerá mudanças significativas. Por isso, os CIOs não devem planejar a adoção por completo, mas já devem realizar pequenos experimentos. O Gartner prevê que esta área de Blockchain continuará amadurecendo nos próximos dois ou três anos.
Embora os problemas de governança em ambientes privados de Blockchain ou com permissão sejam geralmente manipulados pelo proprietário do Blockchain, a situação é diferente com Blockchain Público. A governança em ambientes públicos de Blockchain, como Ethereum e Bitcoin, é principalmente voltada para questões técnicas. Comportamentos humanos ou motivação raramente são abordados.
“Os CIOs devem estar cientes dos riscos que as questões de governança de blockchain podem representar para o sucesso de seus projetos. Especialmente organizações maiores devem pensar em aderir ou formar consórcios para ajudar a definir modelos de governança para o blockchain público”, afirmou o analista do Gartner.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários