Terça-feira, 28 de janeiro de 2020
Não importa se a pessoa é da geração X, Y, Z, Millennials ou qualquer outra definição. Todos os que estão vivos pertencem agora aos anos 2020. E se é assim, é preciso viver de acordo com as condições atuais. Na vida financeira essa década que se inicia coloca à disposição muitas oportunidades diferentes e incomparavelmente melhores do que as que existiam na virada para a década de 2010, por exemplo. Apesar disso, muitos ainda resistem ao aproveitamento desta evolução.
Fintechs e bancos digitais acenam com a possibilidade de isenção de taxas. Enquanto isso, os grandes bancos continuam estampando manchetes de jornais com seus balanços repletos de números originados exatamente pelas taxas. Plataformas de investimentos modernas, dotadas de inteligência artificial e poderosos algoritmos colocam nas mãos dos usuários as mais variadas opções de aplicações infinitamente mais rentáveis do que a renda fixa, mas a campeã da preferência nacional ainda é a inabalável poupança.
No que se refere ao envio de dinheiro para o exterior o fenômeno se repete. Enquanto as startups financeiras dos mais variados modelos avançam na inovação trazendo serviços de remessas de dinheiro para o exterior online com maior rapidez e preços menores, a escolha continua recaindo sobre as instituições financeiras tradicionais, com seus custos bem mais elevados.
Segundo dados do Banco Central, em 2018, cerca de US$ 2 bilhões foram transacionados considerando operações de pessoas físicas para pessoas físicas do Brasil para o exterior. Grande parte destas transações ocorreu de forma tradicional, via bancos.
Só para exemplificar, os bancos costumam adotar o código “Swift” para efetuar as transações interbancárias, o que no final das contas acarreta um acréscimo no custo desta operação. Ocorre que a aplicação deste código não é uma exigência legal dos órgãos reguladores. Ela é apenas um sistema adotado com o objetivo de padronizar a forma como as transações são realizadas e assim facilitar a identificação deste tipo de movimentação ao redor do mundo.
Usando tecnologias como blockchain e redes próprias, as fintechs têm conseguido eliminar o valor cobrado pelo “Swift” e só com esta atitude, já conseguem ofertar um custo bem inferior aos seus clientes.
Mas, a forma mais rápida e que envolve os menores custos para essa movimentação é por intermédio de criptocontas. Elas possibilitam a compra e venda de criptomoedas em qualquer lugar do mundo. Tudo com a segurança garantida pela tecnologia blockchain do Ethereum, por exemplo, que permite registrar as transações entre as partes rapidamente de forma verificável e permanente.
O registro, seja de PF ou PJ, pode ser feito em qualquer país com documentos locais. Ao fazer a TED de seu banco em moeda local, o usuário deste serviço fica apto a adquirir criptomoedas como as stablecoins, consideradas mais protegidas das flutuações deste ativo financeiro.
Neste caso, a primeira operação é a única que tem custos, que variam de 3% a 4% do valor da aquisição. Com as criptomoedas, o usuário pode fazer transferência para qualquer outra pessoa desde que ela também esteja cadastrada na mesma plataforma, sem qualquer custo adicional, independentemente do número de transações.
As criptomoedas atreladas ao dólar, por exemplo, também funcionam como proteção à oscilação da moeda americana. O acirramento do conflito entre EUA e Irã levou a moeda a alcançar R$ 4,26 tornando a tarefa de viajar para o exterior e pagar contas com a moeda americana mais custosa para uma transação que compare moedas de valores diferentes. E isso não é restrito aos turistas, mas se aplica também a quem precisa enviar dinheiro para fora do país.
Se o início do ano é sempre um período de reflexão, que sejam buscadas respostas que expliquem por que o relacionamento do brasileiro com as finanças não está de acordo com as oportunidades oferecidas pela época atual? Neste sentido, uma das perguntas que não quer calar é: até quando se vai pagar mais do que o necessário para enviar dinheiro ao exterior?
é Co-CEO & CFO da GoMoney, empresa criadora do GMC, primeira stablecoin brasileira atrelada à cotação do dólar.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários