Terça-feira, 12 de junho de 2018
Rússia, Venezuela, Irã e Coreia do Norte. Muita coisa une esses quatro países: governos autoritários ou ditatoriais, economias intervencionistas em quase todos os aspectos, e o fato de sofrerem sanções econômicas por parte das grandes nações mundiais, principalmente dos Estados Unidos.
Outro fator que recentemente colocou os países com interesses foi a tecnologia, em especial a parte de ativos digitais. Esse grupo de países resolveu investir esforços para criar as suas próprias criptomoedas nacionais.
Os motivos para cada um deles embarcar nessa empreitada são variados, mas pelo menos alguns deles se mostram presentes entre os quatro. Segundo a agência de classificação de risco Weiss Ratings, pelo menos três deles alegaram motivos semelhantes.
Irã, cuja rede de televisão estatal alegou que uma criptomoeda seria um “veículo para contornar sanções, pois essas moedas digitais não estão sob a supervisão do corpo regulatório americano”; Rússia, onde o conselheiro financeiro de Vladimir Putin, Sergei Glazyev, apoio a criação do criptorublo sob a justificativa de “acertar contas com nossos parceiros em todo o mundo, sem nenhuma preocupação por sanções.” Venezuela, primeiro país a lançar uma criptomoeda estatal. Segundo o Financial Times, o presidente Nicolás Maduro afirmou que o Petro (nome da moeda) serviria como uma “kriptonita” contra o poder do governo americano.”
Quanto ao regime norte-coreano, o portal The Hill afirmou em janeiro que o país também estava de olho nas criptomoedas como forma de atenuar as sanções impostas contra si. Além disso, uma oficial de segurança cibernética da NSA afirmou que o regime de Kim Jong-un teria lucrado algo entre 15 e 200 milhões de dólares com atividades relacionadas a mineração de ativos digitais. Isso, claro, sem mencionar as suspeitas de participação norte-coreana em ataques hackers contra a Coreia do Sul, em maio.
Mas será que esses países têm condições de endossar a criação de uma verdadeira moeda digital? Ou será que qualquer outro estado pode fazê-lo?
A Weiss Ratings resolveu abordar o tema em um texto enviado aos seus assinantes. No texto, a agência de risco discute as características de uma criptomoeda e faz dois questionamentos sobre a viabilidade de um sistema estatal de ativos digitais.
O primeiro desses questionamentos se refere à capacidade de um governo poder criar um ativo digital. Segundo a empresa, uma criptomoeda estatal – especialmente de um estado com histórico de autoritarismo – seria uma contradição em termos, posto que essa criação viola totalmente as características de um ativo digital, as quais a agência lista como sendo:
A segunda questão diz respeito ao estabelecimento, com os ativos digitais endossados pelo estado, de um novo sistema de pagamentos internacional, o que daria aos seus detentores o controle sobre as formas de pagamento feitas por outros países. Para a Weiss, tal cenário seria mais plausível de acontecer, desde que os estados tivessem capacidade de lidar com a enorme demanda de pagamentos que seria gerada.
Caso um governo conseguisse criar um sistema que fosse mais eficiente e barato do que o atual SWIFT, ele poderia se tornar uma alternativa razoável para os países que desejem evitar sanções econômicas de grandes potências.
Devido a esse risco, a Weiss Ratings fecha o texto com um alerta sobre a necessidade de se encontrar novas e mais eficientes formas de pagamento, de modo a evitar que estados com viés ditatorial possam sair na frente nessa corrida e impedir o efeito de embargos econômicos.
* A matéria foi escrita por Luciano Rocha e publicada originalmente no portal Criptomoedas Fácil.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários