Sexta-feira, 15 de junho de 2018
Contabilidade global perfeita. Eis a verdadeira inovação que o bitcoin traz. Deveria haver mais menção a esse fato na mídia e nos eventos, pois sua ausência impossibilita o entendimento de que suas bases são muito mais sólidas do que o alarmismo barato sobre bolhas, tulipas, pirâmides, fraudes e, talvez, todo o sistema financeiro tradicional.
De saída, o bitcoin reinventa a contabilidade: em vez de “contas” e “partidas dobradas”, ele usa “endereços” e “saídas de transação encadeadas”; o livro-razão é chamado de “blockchain” devido à sua estrutura: cada “bloco” (as “páginas” do livro) faz referência ao identificador único do bloco anterior, criando uma cadeia (“chain”) com proteção de integridade: qualquer adulteração muda o identificador e invalida toda a cadeia.
Ao iniciarem, os programas de computador que implementam a rede bitcoin reverificam todas as transações que os participantes fizeram desde quando o sistema começou. Só depois disso passam a colaborar com a rede, recebendo e auditando as transações em tempo real via internet, descartando as que não batem e repassando as demais para os outros participantes. Isso nos dá contabilidade contínua perfeita: todas as contas batem até o último dígito decimal a todo e qualquer momento.
A rede bitcoin consiste em milhares de voluntários ao redor do mundo que rodam esses “programas auditores” em seus computadores. Nela, todos são iguais: não há um dono, chefe, coordenador central, nem algum tipo de vínculo formal entre eles. Cada um arca com seus próprios custos, todos podem entrar ou sair quando quiserem e nem é preciso se identificar.
Contabilidade perfeita em escala global é algo inédito na história da humanidade. Já é difícil o bastante fazer o orçamento doméstico e nossas próprias contas pessoais baterem; a contabilidade de empresas, bancos ou países, então, nem se fala – são sempre fechadas “na marra” via contas criadas especialmente para tratar discrepâncias. No Bitcoin isso não ocorre, pois a auditoria ocorre antes das transferências.
Daí para “moeda da internet” é um pulo: crie uma unidade de conta arbitrária (batizada de “bitcoin”) para recompensar os voluntários (apelidados “mineiros”), que acumulam a função de “casa da moeda”: geram novas as unidades monetárias que entram em circulação.
A recompensa era 50 bitcoins por bloco auditado quando a rede começou, em 2009. Caiu para 25 e 12,5 em 2012 e 2016 e cairá de novo para 6,25 em 2020. Ainda estamos numa fase na qual “minerar” é muito mais lucrativo (>3 bilhões de USD/ano) do que outras maneiras de obter bitcoins; por isso, sua adoção como “meio de troca” ainda está engatinhando.
As transações na rede bitcoin são assinadas digitalmente pelo computador do remetente: se qualquer intermediário tentar adulterar uma transação, a “assinatura” não vai bater e a rede a rejeitará, imunizando-a contra forja ou adulteração.
Para o usuário final, o bitcoin recria as propriedades do dinheiro em espécie: você, e apenas você, controla seu dinheiro, mas com a conveniência da internet: mandar bitcoins para alguém ao seu lado ou do outro lado do mundo é tão fácil quanto mandar uma mensagem no WhatsApp.
Pagar por bens e serviços com bitcoin é quase tão fácil e infalível quanto usar dinheiro em espécie: o lojista exibe um código de barras, seu aplicativo usa a câmera do celular para digitalizá-lo, você confirma com sua senha e pronto – está pago. No bitcoin, tudo é “à vista.”
Por volta de 2010, alguém teve a ideia de vender bitcoins por dólares e outras moedas nacionais. Assim nasceram as “casas de câmbio” ou “exchanges”, que logo se tornaram a maneira mais prática e barata para usuários casuais adquirirem bitcoins. Os preços saíram de centavos em 2010 a quase vinte mil dólares por bitcoin no final de 2017, fazendo alguns milionários no caminho e ofuscando a população em geral muito mais por seu uso como ativo financeiro especulativo do que por suas qualidades mais profundas, que permanecem pouco entendidas.
Imagine se pudéssemos aplicar a contabilidade perfeita do blockchain a sistemas de votação, por exemplo, onde vitórias apertadas têm minado a legitimidade dos eleitos. Ou se pudéssemos aplicá-la nas contas públicas. Tem muita gente brilhante trabalhando nessas ideias. Há até um otimismo que “o blockchain acabará com a corrupção”. Todavia, há estruturas de poder que se escondem nas imperfeições das contabilidades. Com transparência total, elas seriam expostas; o cidadão poderia enxergar os governos e instituições com a mesma minúcia que estes o enxergam.
Essa é talvez a maior disrupção do bitcoin: fazer-nos repensar o próprio dinheiro e nosso relacionamento com ele. Da abrangência e profundidade das implicações, não há como duvidar.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários