Sexta-feira, 09 de novembro de 2018
O termo Supply Chain surgiu em meados de 1990, com a globalização da manufatura e, principalmente, com o crescimento da industrialização na China. Neste período, o setor logístico sofreu seu primeiro boom tecnológico impulsionado pelo surgimento de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), que permitem a integração de todos os dados e processos de uma organização – até então isolados.
A utilização em grande escala dos ERPs aumentou drasticamente a necessidade de um melhor planejamento e integração entre as áreas das corporações. Tanto que cerca de 10 anos depois, o setor passou a adotar o EDI (Electronic Data Interchange), tecnologia que permite uma comunicação padronizada entre diferentes empresas. O objetivo era viabilizar o compartilhamento de documentos fiscais de forma eletrônica, impulsionando a automatização dos processos comerciais e o aprimoramento da comunicação – até então feita por fax, correio ou e-mail. E, embora essa tecnologia não permita uma comunicação em tempo real, é fundamental para os processos logísticos de embarcadores e transportadores.
Diante desse histórico, podemos afirmar que o setor tem uma clara necessidade de ferramentas tecnológicas para garantir a troca de dados de forma eficaz, transparente e segura. E, neste contexto, qual poderia ser a tecnologia mais disruptiva para o futuro do Supply Chain?
Uma das possíveis respostas é o blockchain. A tecnologia pode funcionar como uma espinha dorsal para a digitalização da cadeia de suprimentos, pois possibilita a interoperabilidade e a rastreabilidade por meio de ambientes amigáveis e customizáveis conforme a necessidade das empresas envolvidas no processo. Muito além um intercâmbio de dados eletrônicos, com o blockchain é possível unir, em um único local, transparência, credibilidade, agilidade e eficiência.
Isso porque, a tecnologia permite o registro de todos os dados e informações de um produto, desde sua origem até o seu destino, bem como detalhes do processo de produção. No caso da carne de boi, estariam registrados na tecnologia o local de criação do gado, o transporte para o frigorífico, a forma como foi abatido e armazenado, detalhes do transporte para o supermercado e, até mesmo, a temperatura em que está armazenado no estabelecimento comercial.
A agilidade trazida pela facilidade de compartilhamento de dados em tempo real permite a integração completa de todos os elos, simplificando a tomada de decisão com base em informações de outras etapas do processo de produção e, até mesmo, de outras empresas da cadeia. Além disso, possibilita a validação das transações por cada uma das partes envolvidas antes de registrá-las. E, embora isso possa representar um risco às informações, outra característica importante do blockchain – a imutabilidade dos dados – garante a segurança de acesso a eles e os protege de ataques de hackers.
Outro uso importante do blockchain são os smart contracts (contratos inteligentes), acordos que podem ser fechados de forma automática quando condições pré-determinadas são cumpridas. E, tudo isso, verificado digitalmente e rapidamente por meio de máquinas ou pessoas. Um ótimo exemplo de uso dos Smart Contracts na cadeia de suprimentos é a etapa de compras de insumos. Eles permitem a automatização do processo com base em informações de estoque e produção futura, reduzindo a probabilidade de uma compra sem demanda – uma importante disrupção neste processo tão manual.
E, tendo em vista a relevância do Supply Chain nas organizações, acredito que o blockchain pode ser o facilitador de um planejamento simbiótico entre duas ou mais empresas da cadeia. A tecnologia possibilitaria também que CFOs de diferentes organizações planejem juntos a melhor estrutura de capital de giro para otimizar os fluxos de caixa e margens das suas empresas. Além disso, os COOs poderão facilmente planejar investimentos compartilhados ou otimização de ativos de suas empresas.
O blockchain é o segredo para digitalizar totalmente esse setor e tornar as informações mais confiáveis e os processos mais seguros. Com o uso da tecnologia, esses e muitos outros processos poderão ser realizados de forma mais rápida, mensurável e conforme o interesse e confidencialidade das partes envolvidas. E, a partir do momento em que todas as organizações de uma cadeia de suprimentos – desde os fornecedores de insumos até o distribuidor – tiverem acesso às mesmas informações e tomarem decisões integradas, haverá um aprimoramento do processo completo e maior eficiência e competitividade das empresas.
Consultor do segmento de logística na empresa Logicalis, desde 2017, Filippozzi atua personalizando soluções de IoT, big data, analytics e omnichannel para resolver problemas de entrega, rastreamento e transporte de mercadorias, seja em empresas do setor ou processos logísticos em organizações de outros segmentos. Especialista em logística, o executivo já estruturou cadeias de suprimentos inteiras para otimizar a gestão e a eficiência do processo em várias companhias, como grandes montadoras, por exemplo.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários