Segunda-feira, 04 de junho de 2018
A criptomoeda tem se tornado uma maneira cada vez mais popular de dar suporte às transações digitais. Desde a sua criação, os usuários descobriram uma variedade de maneiras de tirar vantagem da moeda eletrônica, incluindo estratégias de mineração e carteiras digitais.
O crescimento no interesse do uso da criptomoeda ajudou a impulsionar o valor das moedas digitais. No momento em que este texto foi escrito, o preço de mercado da Bitcoin estava acima de US$9.450, com um volume de mercado de mais de $8,5 milhões, embora o valor tenha oscilado muito nos últimos meses.
Ao mesmo tempo, no entanto, uma moeda digital que era irrastreável e não vinculada a nenhuma organização bancária específica, atraiu consideravelmente os cibercriminosos. Dessa maneira, além dos usos legítimos, o uso malicioso dado a criptomoeda está moldando o atual ambiente de ameaças.
Muitos consideram 2017 como o ano em que a criptomoeda quebrou barreiras e tornou-se popular: no entanto, a bitcoin e outros tipos de criptomoedas, representam há muitos anos, a principal força por trás do conceito de blockchain.
Um grande diferenciador entre a criptomoeda e outras transações digitais é o fato que as moedas como a bitcoin não exigem a verificação ou suporte de um banco central ou provedor de serviço financeiro.
“Ao invés disso, é utilizada a criptografia para confirmar as transações em um livro-razão público chamado de blockchain, assim possibilitando os pagamentos entre pares”, assim explicado por Adam Levy, colaborador do The Motley Fool.
A criptomoeda oferece inúmeros benefícios para usuários comuns: incluindo transações digitais mais simples e maior privacidade. Esse mesmo tipo de vantagem, infelizmente, trabalha a favor dos hackers, que enxergam as criptomoedas como o elemento ideal para dar suporte às infecções maliciosas, como o ransomware.
Vantagens como a privacidade, as tornam ideais para possibilitar pagamentos que não podem ser rastreados até o agente malicioso responsável pela infecção – e é assim que os cibercriminosos tiram vantagem da criptomoeda.
O pagamento feito sem um intermediário (como um banco ou uma empresa de cartão de crédito), permite aos autores de ciberataques um elevado nível de anonimato.
Um dos melhores exemplos da influência da criptomoeda no atual ambiente de ameaças, tem conexão com a enorme onda de ataques ransomware que vem acontecendo nos últimos anos.
Estes ataques incluem a forte criptografia para bloquear o acesso do usuário legítimo, assim como um pedido de resgate exigindo pagamento na forma de uma criptomoeda irrastreável para a chave de decodificação.
O bitcoin e a criptomoeda, levaram assim, ao aumento significante e sucesso contínuo das infecções maliciosas por ransomware.
Os hackers já começaram até mesmo a reaproveitar ransomwares antigos, como o Cerver, para incluir novas capacidades maliciosas centradas nacriptomoeda.
A versão recente permite que o ransomware ataque as carteiras de bitcoin, além de criptografar e bloquear o acesso aos arquivos.
Ataques às carteiras de criptomoedas conduzidos por ransomwares, são mais uma das tentativas de invadir os depósitos de criptomoeda das vítimas.
Os atacantes aproveitam também de sites populares e com bastante acesso para infectar as máquinas de vítimas. Sejam vulnerabilidades no código fonte do site ou da aplicação web em si: uma vez descoberta a brecha, a exploração acontece por meio da injeção de códigos maliciosos em JavaScript.
Um exemplo são os recentes ataques ocorridos em WordPress e Drupal, duas das maiores plataformas de gerenciamento de conteúdo da web do mundo. Usadas em mais de um bilhão de sites, possibilitaram que uma série de sites fossem hackeados, além dos códigos para mineração de criptomoedas injetados.
No caso da plataforma Drupal, nas versões 6, 7 e 8, patches de correção que não forem aplicados, podem permitir que um invasor não autenticado explore vetores de ataque em um site e o comprometa totalmente.
Os hackers tentaram até mesmo trazer as capacidades de mineração de criptomoeda para o ambiente de malware móvel. Em outubro de 2017, a Trend Micro descobriu diversos aplicativos maliciosos de mineração de criptomoeda na loja de aplicativos do Google Play. Estes aplicativos se aproveitam da CPU do dispositivo da vítima para atividades de mineração que beneficiam o hacker.
Embora o uso das moedas digitais esteja cada vez mais disseminado, a tecnologia por trás das moedas criptografadas – blockchain – não está imune a riscos. Mas uma coisa é certa: as moedas eletrônicas vieram para ficar. Só resta saber quem serão os maiores beneficiados.
é especialista em Segurança da Informação da Trend Micro. Nos últimos 8 anos, Renato Santos tem trabalhado com Segurança da Informação, atuando como gerente de projetos muitas vezes responsável por missão crítica em grandes projetos corporativos. Liderou na NetSecurity uma equipe de alta performance com técnicos focados em produtos de informação de segurança.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários