Quarta-feira, 04 de dezembro de 2019
Mais de dois bilhões de toneladas de lixo são geradas em todo o mundo a cada ano – e descartar todos esses resíduos é um enorme desafio. No Brasil, por exemplo, 41,3% de todo o lixo é descartado de maneira inadequada, o que tem um enorme impacto na saúde pública e no meio ambiente.
São Paulo – uma das maiores metrópoles do mundo, com 12,5 milhões de habitantes e mais de 665.000 empresas registradas – gera 20.000 toneladas de resíduos por dia, representando 8% de todo o lixo no Brasil. Em abril de 2019, a cidade promulgou uma lei para direcionar suas políticas de gerenciamento de resíduos usando dados sobre gerenciamento de resíduos públicos e privados.
A lei exige que todas as empresas e edifícios do município declarem os resíduos que geram e quem contratam para transportar, tratar e descartar. Juntamente com os dados sobre água, energia e espaço usado na gestão de resíduos, bem como o número de funcionários e colaboradores – é então analisado e disponibilizado publicamente com a ajuda do software blockchain fornecido gratuitamente por uma startup local.
O programa – chamado CTR-E RGG (Controle Eletrônico de Transporte de Resíduos de Geradores) – deve reduzir o envio de resíduos para aterros em 18% e economizar até US $ 30 milhões anualmente, além de criar oportunidades para empresas privadas de gerenciamento de resíduos.
E está funcionando. Antes do programa, apenas 3% dos resíduos de São Paulo eram reciclados, enquanto apenas 16.000 empresas estavam registradas na agência ambiental da cidade e menos de 6.000 das 347.696 empresas de conhecimento anteriores da cidade contrataram um gerente especializado para o transporte, tratamento e disposição de seus resíduos. Nos primeiros 90 dias da lei, esse número saltou para 665.000 empresas registradas no órgão ambiental e 35.000 empresas agora têm 30 dias para contratar uma empresa privada para coletar seus resíduos. Antes da lei, havia 80 empresas licenciadas de gerenciamento e transporte de resíduos; agora, mais de 500 empresas sem licença estão buscando autorizações, licenças e outras qualificações necessárias.
Com a ajuda da tecnologia – software, aplicativos para smartphone, códigos QR em contêineres, lixeiras e caminhões – as autoridades e empresas públicas de São Paulo conseguem localizar, integrar e compartilhar mais de 100 soluções diferentes de tratamento de resíduos. Mais lixo está sendo reciclado e reutilizado. E tudo isso foi alcançado sem que uma única multa fosse emitida nos três primeiros meses.
O próximo objetivo é incluir os municípios da cidade de São Paulo, que, juntamente com a capital do estado, geram 15% de todo o lixo gerado no Brasil. De fato, se a Grande São Paulo fosse um país, seria a 55ª mais populosa do mundo, com 21,5 milhões de habitantes em uma área de 7.946,84 m2. Isso mostra como uma solução desse tipo – legislação, tecnologia e aplicação – pode ser dimensionada para resolver o problema mundial de resíduos.
Os resíduos continuarão a existir – e continuarão a ter um impacto no meio ambiente e na sociedade. Mas, embora possa ser difícil para a sociedade acompanhar os avanços tecnológicos, o exemplo de São Paulo mostra que os avanços tecnológicos, combinados com a legislação e o compromisso, podem nos ajudar a acompanhar os desafios globais como o desperdício. Isso também mostra como a tecnologia blockchain pode ser aplicada para resolver problemas em vários mercados diferentes.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários