Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020
Passei o feriado do fim do ano na Tailândia, retornei para Hong Kong no dia 1º, logo em seguida no dia 2 começou a jornada Coréia do Sul, Malásia, Vietnã, viajando pela Ásia na primeira semana do ano. Em seguida, visitei outros países e dia 17 entrei no Uzbequistão.
Depois que o Uzbequistão se tornou independente em 1991, após o colapso da União Soviética, o presidente Karimov assumiu o controle do país por 26 anos até sua morte em 2016. Miljoev, que sucedeu o presidente Karimov, está adotando políticas econômicas mais agressiva, centrado em atrair capital estrangeiro. Vários Decretos Presidenciais, leis e diretrizes governamentais sobre criptomoedas e blockchain foram emitidas durante esse período. O mais novo é criar um mining pool liderado pelo estado que aproveite as tarifas baratas de eletricidade. Mais detalhes sobre as atividades do exchange UZNEX, onde o primeiro contrato de licenciamento do Uzbequistão foi firmado em dezembro passado, e nossa cooperação para realizar este projeto serão descritos na próxima edição.
Voltando o assunto, minha última visita para Ho Chi Minh foi em novembro do ano passado. Nos últimos 2 anos e meio, venho retornando para esta cidade a cada dois meses. A agitação de inúmeras motos continua, e esta movimentação na estrada sempre parece incorporar a dinâmica do país. Com base na política de enfatizar a estabilidade econômica desde 2011, o Vietnã é um destaque entre os países ASEAN, atingindo altas taxas de crescimento econômico no contexto de mão-de-obra barata. A “fábrica da Ásia”, da qual a China desfruta há muitos anos, fortaleceu ainda mais sua base de crescimento econômico como resultado da transferência contínua de manufaturas japonesas e coreanas desde 2013.
De acordo com uma agência local de recursos humanos, a cada ano há cerca de 50.000 graduados em universidades e faculdades juniores relacionadas ao departamento de TI no Vietnã. Este país frequentemente produz atletas que conquistam medalhas de ouro em ocasiões internacionais, como a Olimpíada Internacional de Matemática e a Olimpíada de Física, e o processo de desenvolvimento de recursos humanos de TI do governo tem sido particularmente bem-sucedido, especialmente para jovens. Embora a marca tenha sido estabelecida externamente como um centro de desenvolvimento offshore, o aumento contínuo dos salários em subsidiárias no exterior em outros países continua sendo motivo de preocupação, porém acho que o Vietnã continuará forte.
Onde está a raiz deste crescimento? Segundo o lendário samurai japonês Shingen Takeda, “As pessoas são os castelos, as barreiras de pedra, e os fossos. Mostramos compaixão por nossos aliados, e vingança por nossos inimigos”. Quando perguntamos aos estrangeiros que vivem no Vietnã sobre a natureza dos vietnamitas, todos dizem que eles são diligentes. Isto é essencial.
Durante essa viagem, tive uma reunião com executivos em uma sala de conferências de uma empresa de blockchain até 22h, e mesmo a essa hora da noite haviam muitos funcionários permanecendo em frente ao PC. E perguntei: “Até que horas são as horas fixas de trabalho deles?”, e o presidente respondeu: “no contrato, são até as 18h00, mas eles tomam a iniciativa de trabalhar horas extras”. Não acho que horas extras seja sempre uma boa ideia, mas é comum visitar empresas em vários países e ver os funcionários saindo de acordo com as horas fixas. Eu acho que um diferencial da força do Vietnã está aqui.
O investimento estrangeiro para o Vietnã na indústria de tecnologia também está crescendo. Em janeiro de 2019, a gigante da carteira eletrônica Momo, com 10 milhões de usuários, arrecadou 100 milhões de dólares da americana Warburg Pincus. Em julho, foi relatado que o Softbank e o fundo de Cingapura, GIC, investiriam 300 milhões de dólares na mesma empresa de soluções de pagamento VNPay. Pesquisas realizadas pelos principais bancos de Cingapura, UOB e PwC, mostraram que o investimento da FinTech no Vietnã no sudeste da Ásia até o final do terceiro trimestre de 2019 era de 36%, atrás apenas dos 51% de Cingapura, que lidera o setor. Os resultados refletem o fato de que a atenção para este país está aumentando.
Em novembro passado, o vice-presidente do Comitê Popular da Cidade de Ho Chi Minh, Tran Vinh Tuyen, anunciou planos para construir uma Smart City orientada por blockchain, e o memorando de entendimentos com a CBA sul-coreana para promover a tecnologia blockchain. Ouvi dizer que a estrutura legal para esta Smart City está sendo encaminhada. Esforços semelhantes estão em andamento na China, e estes movimentos estimularão a expansão do mercado de tecnologia blockchain. De acordo com a pesquisa da Fortune Business Insights, o mercado global de tecnologia blockchain deve crescer de 1,6 bilhão de dólares em 2017 para 21,1 bilhões dólares em 2025.
A estrutura legal está sendo considerada para criptomoedas também. No momento, pagamentos diferentes dos aprovados pelo Banco Central não são legalmente permitidos no Vietnã, e o BTC e outras criptomoedas não são permitidas como meio de pagamento. No final de 2017, vimos vários restaurantes na cidade de Ho Chi Minh que permitiam o pagamento pelo BTC, mas agora não vemos essas lojas porque as regras são reconhecidas e as multas por violações são altas.
De acordo com a uma corretora do Vietnã, 43,2 milhões de vietnamitas possuem contas bancárias, ou 45% da população total (72,7 milhões de contas individuais, e a população total é de 95,54 milhões). O número de contas comuns no Japão é extremamente maior, com 1,2 bilhão de contas, na Coréia do Sul são 150 milhões de contas (população 51,47 milhões), e no Reino Unido são 170 milhões de contas (população 66,44 milhões), podemos entender que o número no Vietnã não é alto. Em comparação com os países emergentes, no Brasil é de cerca de 70%, a Nigéria é de cerca de 50% e a Indonésia é de 33%.
Entretanto, o número de linhas de contrato de celulares no Vietnã é de 148% da população, e o mercado de comércio eletrônico aumentou para 4,6 bilhões de dólares este ano. Podemos entender que o potencial do mercado vietnamita para a moeda digital, incluindo criptomoedas, esteja expandido o suficiente. No futuro, se os reguladores vietnamitas, especialmente o banco central, tentarem facilitar as regulamentações, junto com a tecnologia blockchain que foi cultivada até o momento, a posição do Vietnã neste setor poderá aumentar bastante. Nesse sentido, precisamos prestar atenção às políticas e leis futuras do governo vietnamita.
é o CEO da QRC HK Ltd. em Hong Kong. Tem uma carreira extensa em ambos setores públicos e privados, incluindo missão diplomática, serviço legislativo para Ministério Exterior e Primeiro Ministro do Japão, e consultoria em Dubai. Desde 2017, ao mudar sua carreira para o setor Tech, Shogo utiliza sua experiência e conhecimento para coordenar, desenvolver negócios e marketing através da empresa de marketing de RegTech e FinTech a BPM, que foi fundada em Hong Kong. Em Janeiro de 2019, Shogo foi recebido como o CEO da QRC HK, a RegTech Capital com portfólio mundial.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários