Quinta-feira, 08 de novembro de 2018
A indústria financeira está passando por uma mudança radical na velocidade da luz. Instituições em todo o mundo não têm outra opção senão adaptar-se e adaptar-se à evolução dos sistemas financeiros. As pessoas podem esperar mudanças significativas nas transações financeiras e no gerenciamento de ativos no futuro próximo.
A tecnologia blockchain e as criptomoedas têm sido temas centrais de conversas em todo o setor financeiro. Existem os amantes e os inimigos. No entanto, o fato de a tecnologia modificar as instituições financeiras e a economia global é indiscutível. Isso está certo de acordo com um dos nomes mais influentes nas finanças globais, Christine Lagarde (diretora do Fundo Monetário Internacional). Ela fez a afirmação significativa, “criptomoedas podem deslocar bancos centrais e bancos internacionais”. Esse deslocamento implica que o poder sobre os sistemas financeiros se tornará descentralizado e mais democrático. Neste artigo, abordaremos alguns exemplos do que está prestes a mudar em relação aos sistemas financeiros atuais e como isso afetará o mundo.
A tecnologia de controle distribuída é considerada pela indústria como a maior conquista da ciência da computação desde a Internet, há muitas características para apoiar uma declaração tão forte, mas os aspectos centrais a seguir são os que a tornam verdadeiramente revolucionária para o setor financeiro.
Existem inúmeras aplicações para a tecnologia blockchain e criptomoedas que têm o potencial de sacudir completamente os sistemas financeiros de hoje. Aqui na Wuzu, por exemplo, usamos a tecnologia blockchain para tokenização de ativos e liquidação de transações. Ao contrário das bolsas de valores tradicionais, onde as atividades são realizadas usando um banco de dados simples e centralizado, usamos a tecnologia blockchain devido à sua transparência, eficiência e segurança. Uma transação em uma bolsa de valores tradicional leva até três dias para ser finalizada. Uma atividade semelhante executada no blockchain levaria um minuto e com um nível de transparência muito maior, já que todas as operações registradas em um livro público estão abertas a qualquer pessoa, o que é o oposto da bolsa de valores tradicional, onde tudo acontece nos bastidores.
Hoje, para fazer qualquer transação financeira usando uma moeda nacional, há sempre um terceiro envolvido, seja um banco ou uma empresa de cartão de crédito. Esse envolvimento implica custos administrativos e de transação tanto para o pagador quanto para o beneficiário. Transferências de dinheiro que são feitas via blockchain removem a participação de terceiros. Torna-se uma transação peer to peer que acontece quase que instantaneamente, sem administração institucional e taxas de transação mais baixas – consequentemente facilitando as microtransações, bem como taxas mais altas de produtividade. A remoção de um intermediário no processo de transferência de dinheiro se traduz em mais acessibilidade aos seus mecanismos de controle.
No sistema financeiro atual, quando um erro é cometido, ou algo dá errado quando se trata de transações com dinheiro, o jogo da culpa começa. A culpa pode estar em um indivíduo, empresa ou banco. Muitas vezes, é necessária uma investigação para descobrir quem é responsável pelo que deu errado. Com bastante frequência, as investigações são demoradas e não objetivas, o que pode levar ao envolvimento de outras partes, como advogados, reguladores e o sistema de justiça, a fim de chegar a um acordo. Se a mesma transação foi feita através do blockchain, nenhuma investigação seria necessária. Tudo o que precisaria era verificar o log de transações para identificar imediatamente o problema e de quem era a culpa. Reduzir significativamente o tempo e os custos necessários para as resoluções.
Vamos usar o estado atual da moeda nacional do Zimbábue como exemplo. Para os zimbabuanos, as criptomoedas oferecem proteção rara desde o início da hiperinflação e implosão financeira. Alguns estão recorrendo a criptomoedas por desespero, já que seus depósitos bancários perdem valor praticamente a cada dia, enquanto outros o usam para arrumação, como o financiamento de membros da família que estudam no exterior. As pessoas que vivem em países sob ameaças financeiras governamentais poderiam ter algum nível de paz de espírito sabendo que seus ativos estariam fora de mãos institucionais. A tecnologia blockchain tem o potencial de trazer segurança financeira significativamente maior para a população de países com uma economia instável.
Vivemos sob a ilusão de que o dinheiro depositado em nossas contas bancárias está sempre acessível. A realidade é que, sob certas circunstâncias, os governos podem congelar ativos bancários. Tomemos o próximo colapso da economia grega durante a crise financeira global de 2008 – para minimizar as saídas de capital, os reguladores financeiros gregos congelaram as contas bancárias de toda a população, permitindo acesso mínimo a saques, o que levou à falência de inúmeras empresas e indivíduos. Essa ameaça seria consideravelmente menor, com maior adoção de criptomoedas, já que a ausência de terceiros permite que os usuários sejam seus próprios bancos. No entanto, a falta de envolvimento de terceiros implica que os indivíduos teriam controle total sobre seu capital e isso inclui ser responsável por sua segurança e armazenamento. Mais controle também significa mais oportunidades em relação aos próprios ativos financeiros.
Vou usar a mim mesmo e a empresa para a qual trabalho como exemplo dessa nova realidade. A empresa e a maioria dos funcionários estão sediados no Brasil e eu estou na Holanda. Trabalhamos em perfeita sinergia financeira. Eu recebo em Bitcoins pelo trabalho que faço, sem custos de terceiros (além da taxa mínima que eu pago para trocar meu BTC por Euros), sem qualquer tipo de intervenção ou atraso. Se não fosse pela tecnologia blockchain e criptomoedas, esse tipo de condição de trabalho seria bastante cara, desafiadora e incômoda. Um mundo financeiramente sem fronteiras teria consequências significativas para a economia global, como; Um mundo onde mais pessoas e empresas têm a capacidade de negociar livremente e realizar transações financeiras entre si. Livre circulação de capital entre entidades públicas e privadas. A criação de um ambiente que facilite o estabelecimento de novos negócios em todo o mundo. Diminuiria também o hiato socioeconômico devido ao maior acesso ao capital.
Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo não tenham uma conta bancária. Isso significa que cerca de 2 bilhões de pessoas estão totalmente desligadas da economia global. Eles também não são capazes de ter serviços bancários, como ter um cartão de débito ou crédito, economizar dinheiro, obter um empréstimo, fazer investimentos, etc. Blockchain e criptomoedas já fornecem alguns desses serviços, e todos eles e muitos mais em um muito próximo futuro.
Os aplicativos financeiros para tecnologia blockchain e criptomoedas estão além da imaginação, e estamos apenas arranhando a superfície. Todos os dias, novos projetos surgem, agregando mais valor e funcionalidade a esse conceito financeiro revolucionário. Estas são aplicações da tecnologia blockchain apenas nos sistemas financeiros, e as possibilidades também são alucinantes.
Instituições financeiras em todo o mundo estão pisando em ovos, a última coisa que querem é ser desalojada, mas como Christine Lagarde disse, esse fato é indiscutível, e como um fato é um fato, eles precisam começar a se acostumar com essa nova realidade. em breve.
Especialista em Marketing de Conteúdo para projetos Blockchain e Criptomoedas. Sua virtude é a capacidade de "traduzir" a linguística técnica e específica envolvida em tais projetos para a língua cotidiana. Atualmente, trabalha para a Wuzu, apresentando ao mundo sua tecnologia pioneira através de artigos de fácil assimilação. Renato também possui vasta experiência em Marketing Internacional e Digital e trabalhou para multinacionais como Philips e Heineken.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários