Artigos

Tokenomics: o sucesso de um token

O fenômeno ocasionado pelas ICOs no mercado financeiro em 2017 proporcionou a criação de um modelo de captação de recursos inédito e extraordinário utilizando tokens digitais. Baseados em blockchain, os tokens digitais possibilitaram que startups fossem capazes de financiar suas atividades e, principalmente, desenvolverem seus projetos.

Para obter os fundos necessários para atingir seus objetivos, as startups arrecadam recursos através de tokens vendidos em rodadas de negociação, baseadas em exchanges criptográficas. Esta forma de negociação permite um contato direto entre investidores e empresa, descartando a participação de intermediários no processo e o uso de capital de risco para a angariação de recursos.

Esta nova forma de captação de fundos tem criado ecossistemas capazes de arrecadar milhões para os mais diferentes projetos, beneficiando diversos setores da economia. Este novo ambiente financiado digitalmente gerado a partir de tokens ficou conhecido como Tokenomics ou Economia do Token.

Tokenomics é composto por uma associação de aspectos que formam a arquitetura do token que interferem diretamente em seu valor de mercado e na intenção de investidores e usuários a adquiri-lo e utilizá-lo, demonstrando o potencial do projeto. Essas características baseadas na usabilidade do token (troca de valor, governança, distribuição, taxas de transação, escalabilidade de preços e redistribuição dos lucros), ao resultarem em um comportamento positivo na rede, fazem com que o ecossistema a que o token pertence se expanda e o torne um projeto de sucesso.

Dessa forma, é primordial que todos os participantes de uma rede, sejam eles investidores ou usuários, compreendam o valor de um token a partir da Economia do Token, uma vez que esta proporciona a introdução de tokens em um ecossistema de autofinanciamento em que se encontram todas as operações econômicas geradas pela elaboração destes, levando a um modelo econômico que tem adquirido uma grande importância no mercado financeiro. 

Sendo este modelo capaz de fornecer aos usuários e investidores informações indispensáveis sobre novas oportunidades de investimento e sua viabilidade futura, além de proporcionar a transferência igualitária de valor do token em direção ao desenvolvimento do futuro financiado digitalmente.

Colunista na Blockamster, professor de Blockchain & STOs na universidade americana UCLA e também é cofundador do UCLA Blockchain Lab. É autor do livro The STO Financial Revolution. Alex é um profundo conhecedor do mercado de valores mobiliários tokenizáveis.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: