Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
Recentemente, a Blockchain foi apontada como uma das 10 tendências tecnológicas para 2019 pelo Gartner. O relatório da empresa prevê que as organizações vão, cada vez mais, adotar a blockchain em algum momento dos seus negócios. Para falar sobre o desenvolvimento e a evolução dessa tecnologia, Ingrid Barth, Founder da Cosmos Blockchain, esteve presente na Digital Misson SP, evento promovido pelo Digitalks, empresa que pertence ao mesmo grupo da Blockmaster, que aconteceu essa semana.
A executiva começou sua palestra explicando que a sociedade tem o costume de centralizar serviços e depositar confiança em empresas.
“A vida inteira a gente vai centralizando os nossos serviços e confiando nas empresas. Você confia em organizações que determinam a data de validade dos produtos, confia nos hospitais quando passa as suas informações, confia nas empresas de auditória, cartórios e instituições financeiras. Estamos o tempo todo centralizando serviços e confiando nessas instituições. [É importante lembrar que] Quando eu centralizo um serviço, eu estou transferindo o poder pra determinada empresa que nem sempre está agindo de boa fé, e isso tende a ser perigoso”.
Quando centralizamos serviços, também estamos compartilhando nossas informações. Para as empresas esses dados são muito valiosos, afinal, quanto mais informação uma organização tem sobre determinada pessoa, mais produtos ou serviços personalizados consegue oferecer.
Hoje depositamos muita confiança nas empresas compartilhando nossas informações e dados, mas será que essa nossa segurança não está ameaçada?
Ingrid contou ao público, presente na Digital Mission SP, que um dos motivos que inspirou a criação do Bitcoin, moeda que utiliza a tecnologia de blockchain, foi justamente a falta de confiança gerada pela crise econômica nos EUA em 2008.
O projeto do Bitcoin foi criado por alguém que utiliza o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, mas não teve sua identidade revelada. O intuito aqui era “ter a possibilidade de transferir de pessoa pra pessoa uma quantia sem ter a necessidade de uma instituição moderadora dessa transação”, explicou a executiva.
Além da questão de transações sem intermediários, as criptomoedas, como o Bitcoin, resolvem o problema do gasto duplo, visto que, quem transfere o dinheiro não precisa arcar com custos da transação.
Outra vantagem da blockchain é que ela é imutável. Ingrid explica:
“Essa tecnologia é imutável porque, hoje, é humanamente impossível alterar qualquer coisa dentro do blockchain já que ele é criptografado. [Além disso] O blockchain não guarda arquivos, ele não é uma nuvem. Ele simplesmente é uma prova de autenticidade. Se você tentear alterar o documento, ele vai gerar outra hash (algoritimo), por isso, também eu consigo saber quando um blockchain foi alterado ou não”.
Durante a palestra, a Founder da Cosmos Blockchain, também chamou atenção para o fato de que a tecnologia de blockchain e as criptomoedas estão, aos poucos, se tornando presentes no dia a dia do consumidor e das empresas.
“Você pode aplicar mais a blockchain em pequenos processos do seu dia a dia”, comentou Ingrid.
Ela também deu exemplos de empresas que usam o blockchain para trazer facilidades para os clientes:
My Health Data: plataforma na qual você registra suas informações de exames, otimiza suas informações e disponibiliza para quem você quiser. Além disso, você recebe um benefício econômico se quiser vender seus dados para alguma fabricante de remédio.
BNDES Token: Esse é um exemplo da tecnologia blockchain utilizada junto a um órgão governamental. Trata-se de um blockchain aberto no qual é possível rastrear as transações feitas através de um token.
DOC. AI: app destinado a famílias que têm crianças com epilepsia. Por orientação médica, os pais precisam anotar o que a criança fez antes ter o ataque, quanto tempo durou o ataque e o que aconteceu depois. Para facilitar esse processo e criar uma base de dados relevante, tanto para as famílias quanto para os médicos, a empresa criou um projeto dentro de um blokchain aberto.
As famílias podem inserir esses dados solicitados pelos médicos dentro do blockchain. Esse projeto foi compartilhado com alguns cientistas de dados para que eles criassem padrões para os ataques de epilepsia. Se o cientista de dados desenvolve algo que faz sentido para determinada família ele também ganha por isso.
Essas são algumas das facilidades que a tecnologia de blockchain pode trazer para o dia a dia das pessoas, porém, ainda são necessárias melhorias.
A executiva deu o exemplo de transações de criptomoedas que utilizam a tecnologia.
“Quando a rede está boa demora uns 10 minutos, quando está ruim, pode durar até 7 horas para finalizar uma transação”.
Por conta disso, ainda não é todo estabelecimento que aceita pagamentos com as moedas digitais, por exemplo. Mas com a tecnologia em amplo desenvolvimento esse cenário tende a mudar e, assim como o Gartner preveu, o blockchain terá ainda mais relevância para as pessoas e para as empresas.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo na Blockmaster e no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o setor Digital.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários