Quarta-feira, 10 de abril de 2019
Com a transformação digital e a nova economia que está sendo moldada a partir dela, muitos processos e modelos de negócios estão sofrendo mudanças. Um deles, sem dúvida, é a maneira como fazemos pagamentos. Na Conferência Blockmaster, que aconteceu hoje, dia 10 de abril, em São Paulo, Juliana Assad, CDO da Coinwise, falou sobre a evolução desse mercado de pagamentos com o aparecimento das criptomoedas.
“Quando li o artigo do Satoshi Nakamoto sobre o bitcoin, percebi que tudo que eu conhecia no mundo financeiro iria mudar”, afirmou Juliana.
Durante a palestra, a CDO da Coinwise, ressaltou diversas vezes que as criptomoedas são o “novo dinheiro”, mas que muitas pessoas ainda não as enxergam dessa forma. Ela explicou:
“Quando a gente fala em cripto, a grande maioria das pessoas pensa na variação da cripto em relação ao real, ao dólar, e em como ganhar dinheiro com isso. Mas é importante lembrar que as criptomoedas não são mecanismos de investimento, a grande disrupção aqui é tecnológica”.
Segundo Juliana, a grande dificuldade em considerar as criptomoedas como inovação tecnológica é porque esse tipo de inovação nunca esteve ligada ao dinheiro propriamente dito, como é o caso das criptomoedas.
Um dos motivos pelo qual as criptomoedas podem ser chamadas de “o novo dinheiro”, é porque elas recriam as propriedades do dinheiro em espécie, acrescentando algumas facilidades. Veja abaixo:
O dinheiro já passou por diversas transformações se avaliarmos a história da nossa sociedade. No passado, o dinheiro ou moeda de troca já foi atribuído a itens como: sal e ouro. Depois passou a ser constituído por moedas de metal, papel moeda, cartão de débito e crédito e agora wallets.
“Não é difícil a gente imaginar que o dinheiro pode mudar de novo”, salientou a CDO.
Mas porque existe uma certa resistência às criptomoedas?
Para Juliana, a grande diferença que a criptomoeda traz é que ela não é um movimento feito pelos governos e pelas grandes instituições. Se os criptoativos tivessem sido idealizados pelo FMI ou um banco central, talvez ela não encontrasse tanta resistência.
“Você acha que as criptomoedas enfrentam barreiras porque o bitcoin pode te dar um retorno como investimento? Eu digo que não é com isso que as instituições estão preocupadas. Elas estão preocupadas se esses ativos vão substituir o dinheiro”, explicou Juliana.
Atualmente, o bitcoin e as demais criptomoedas são utilizadas como ativos financeiros porque são voláteis, e no mindset da sociedade atual, tudo que é volátil é visto como uma possibilidade de investimento.
De acordo com Juliana, a especulação do bitcoin gerou um ponto positivo:
“Muita gente ficou sabendo do bitcoin rapidamente e isso foi bom. Mas a especulação mostrou pra gente a nossa obsessão pelo fiat money, pelo dólar. As pessoas começaram a comprar bitcoin, não porque acreditavam na moeda, mas porque acreditaram que teriam um lucro com isso”, afirmou.
No palco da Conferência Blockmaster, a CDO da Coinwise mencionou alguns pontos positivos da adoção das criptomoedas:
Sobre o último tópico “As criptomoedas como independência financeira ou como tecnologia transacional”, Juliana ressaltou:
“A criptomoeda te dá o poder de ser dono do seu próprio dinheiro, só que eu descobri que muita gente tem medo disso, tem medo de perder dinheiro. Mas a melhor parte é poder ter essa escolha”.
Nem tudo é perfeito no mundo dos criptoativos e melhorias são necessárias. Juliana listou os três desafios que considera mais relevantes:
Adoção: temos que ter mais gente no ecossistema de cripto. Para isso precisamos melhorar a usabilidade e acabar com o preconceito e com a desconfiança do mercado.
Cultural: tudo que é novo assusta. Lembra que eu falei que nem o cartão de crédito é uma tecnologia que ainda não teve adesão de 50% da população mundial? Imagina as criptomoedas que estão no início da jornada.
Regulatório: é o item catalizador para que as coisas aconteçam. Eu vejo que muitos players acham bacana as criptomoedas, percebem que elas resolvem o problema de fraudes, por exemplo.[O problema é]: as criptomoedas não são reguladas e fica a dúvida sobre ter riscos tributários.
No final da apresentação, Juliana expos uma preocupação:
“A minha grande preocupação é que a regulação das criptomoedas não matem a inovação dessa tecnologia. A gente fala muito de mudança, mas no final das contas pouca gente está querendo mudar”.
A CDO da Coinwise também deixou uma indagação à plateia: “Você está mudando de fato? Quais são as suas principais amarras?”.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo na Blockmaster e no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o setor Digital.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários