Quarta-feira, 03 de abril de 2019
O blockchain vem adquirindo cada vez mais importância no mundo dos negócios, como a tecnologia digital que traz segurança ao registrar e compartilhar com outros usuários toda e qualquer transação. Ela ficou mais conhecida a partir da disseminação das criptomoedas, mas este é apenas um dos usos da tecnologia. A consultoria Markets and Markets estimou em US$ 1,2 bilhão o mercado de blockchain em 2018 e projeta que ele chegará a US$ 23,3 bilhões em 2023.
Uma rápida definição de blockchain: consiste em um código com fonte aberta, em que qualquer pessoa pode baixá-lo e executá-lo para desenvolver novas ferramentas para o gerenciamento de transações online. Estas movimentações são autenticadas e deixam um histórico, ou seja, um rastro de modificações. Trata-se de uma lista crescente de registros com dados distribuídos e encadeados usando criptografia.
Essa tecnologia está ganhando adeptos em vários países do mundo e ajudando a facilitar o dia a dia das pessoas. Na Suíça e na Estônia, por exemplo, os cidadãos podem votar sobre algumas questões da administração pública pela internet. Enquanto na Suécia, o registro de imóveis permite a comercialização dos bens usando o modelo de contrato inteligente. Estes processos são validados por meio do blockchain.
“Vivemos uma crise de confiabilidade. Mas, com o blockchain podemos fazer trocas mútuas, ou seja, ao mesmo tempo que passo o dinheiro, recebo o contrato. Pela primeira vez podemos confiar uns nos outros, numa colaboração mediada por um código”, exalta Celso Avancini, Especialista de Mercados e Capitais, que trabalha em uma financeira de criptomoedas, que também é um entusiasta da nova tecnologia que garante que é inviolável e traz transparências aos processos.
Para ele, o objetivo do blockchain é simplificar as transações, eliminando a necessidade de intermediários.
“Estamos num mundo digital que exige confiança, confiabilidade e transparência. Era necessária uma tecnologia que impedisse um ‘gasto duplo’. Vamos pensar no dinheiro, ou no contrato, por exemplo, se eu te passo o dinheiro, em papel, você pega e sabe que está com ele. No meio digital, o que me impede de dizer que eu dei o dinheiro digital para A e também dei o mesmo dinheiro para B?”, exemplifica o Cientista da Computação, Paulo Simões, que trabalha para uma renomada empresa de tecnologia dos Estados Unidos.
No Brasil, algumas aplicações de blockchain já estão sendo feitas e, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria IDC em 2018, o país era o 11º no mundo no desenvolvimento e uso da tecnologia. “No ano passado, houve um crescimento exponencial das comunidades e empresas investigando sobre o tema. Empresas de diversos ramos, inclusive públicas, como o BNDES, O Banco Central, a Receita Federal e a Dataprev são instituições que tem investido no blockchain”, aponta Simões.
A segurança e transparência da tecnologia é garantida pelo sistema de validação, que tem que ser feita por todos aqueles com acesso ao bloco.
“Cada um consegue ver o mesmo banco de dados, se o banco de dados do seu vizinho está corrompido, você está vendo. Este é o controle. A validação é por consenso, não é pela maioria. Se tem um dado divergente para alguém, não há consenso nem validação. Todo mundo tem que ‘falar’ que o que está no bloco é igual ao de todo mundo. Caso esteja igual, fecha o bloco e está validado”, explica Fabson Vogel, Analista de Produtividade e Inovação da ABDI.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários