Sexta-feira, 18 de setembro de 2020
O DeFi, acrônimo para Finanças Descentralizadas, vai, no mínimo, mudar o papel do intermediário no mercado de criptomoedas. Mas ainda é preciso ter cautela nesse que é o novo hype nesse segmento, avaliam especialistas que participaram do painel de debate sobre o assunto no Fórum Blockmaster, este ano parte do Digitalks Expo 2020 | Digital Experience.
“Hoje existem incentivos econômicos para que o investidor aloque ativos em plataformas de DeFi com alguma segurança. Mas é preciso ir com cautela, já que, por ser uma nova camada do mercado de criptoativos, ainda pode estar sujeita a falhas. Além disso, hoje o DeFi ainda está muito calcado em subsídios, não se sabe até quando vai essa farra”, avaliou o head of Research and Portfolio Management da Transfero Swiss, Carlos Russo.
O executivo pontuou ainda que as stablecoins são um dos alicerces do sistema de DeFi, uma vez que não apresentam custos de transferência. “O BRZ vai se agregar a protocolos descentralizados e trazer para o mercado brasileiro uma série de possibilidade, sobretudo no mercado de empréstimos, mas não só nele”, avaliou.
Para o CEO e fundador da Fast Block Mining, Bernardo Shucman, ao colocar mais camadas na blockchain, o DeFi está mais suscetível a erros ainda desconhecidos. “Sou um defensor do proof-of-work da blockchain do bitcoin, porque é sua segurança que me garante que o bitcoin tem de fato um valor. Temo que essas novas camadas desvirtuem o própósito da blockchain”, pontuou.
Na avaliação do “diplomata” do Mercado Bitcoin, Bernardo Quintão, o intermediário será sempre necessário para que as criptomoedas cheguem ao consumidor final. “Vejo que pode haver uma evolução, mas tudo no mundo de crypto é muito ganancioso. Acho que o DeFi cria incentivos perversos no mercado, mas que têm uma lógica. Temos que ver o que de fato vai ficar de pé nesses projetos”, ponderou o executivo.
Para o advogado da C2Law, Evandro Camilo, a descentralização é intrínseca do mercado de criptomoedas e que o DeFi é nada mais do que um novo nível de descentralização. “Com o passar do tempo, vamos passar a entender esses novos níveis de centralização e definir melhor as cadeias de risco e controle necessárias para que esse mercado se desenvolve de forma segura”, alertou.
Os especialistas também alertaram para os riscos do DeFi já que estão muito baseados num smart contract. “Uma pessoa fez esse smart contract, então ele pode ser suscetível a falhas. E existem poucos protocolos de validação desses smart contracts”, complementou Camilo.
Este ano de 2020 deve ser o ano de avaliação do DeFi, na visão dos debatedores. À medida que esse mercado avançar, entidades governamentais vão passar a olhar para esse segmento e compreender os riscos e regras prudenciais para tornar o mercado mais seguro. “Mas acho que ainda veremos muitos golpes nessa área”, avaliou Quintão, do Mercado Bitcoin.
*Matéria publicada originalmente no PanoramaCrypto.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários