Segunda-feira, 22 de abril de 2019
A Enterprise Ethereum Alliance (EEA) está trabalhando com a Microsoft e mais de uma dúzia de empresas, organizações de pesquisa e consórcios do setor para criar um Token Taxonomy Framework focado em blockchain de negócio neutro.
Em essência, o grupo está trabalhando para definir universalmente em termos não-técnicos o que é um token – independentemente da plataforma blockchain envolvida – e criar um conjunto comum de termos e definições para o uso de negócios entre setores. Criar um único conjunto de definições e termos ajudará a ativar a interoperabilidade da plataforma blockchain.
O grupo espera realizar a primeira iteração do Token Taxonomy Framework (TTF) no final deste ano. Depois, planeja trabalhar para educar a comunidade blockchain e colaborar por meio de Workshops de Definição de Tokens (TDW) estruturados para definir tokens novos ou existentes.
“Vamos fazer alguns workshops… para validar e garantir que tenhamos a definição básica de um token não fungível”, disse Marley Gray, principal arquiteto da Microsoft para engenharia de blockchain do Azure e membro do Conselho de diretores da EEA. “À medida que passamos por workshops, provavelmente descobriremos que devemos adicionar esse atributo ou esse esclarecimento ou esse exemplo que ajude alguém a entender.”
As organizações que concordaram em participar do esforço de padronização incluem Accenture, Banco Santander, Instituto de Pesquisa Blockchain, BNY Mellon, Clearmatics, ConsenSys, Digital Asset, EY, IBM, ING, Intel, J.P. Morgan, Komgo, R3 e Web3 Labs.
O movimento ocorre quando a tokenização e a blockchain enfrentam cada vez mais a supervisão regulatória. Enquanto o mercado de blockchain continua a ser um pouco de Oeste Selvagem no momento, que não é esperado para durar; organizações governamentais e não-governamentais, como a SEC, continuam examinando o blockchain e a moeda digital que circula por ele.
O diretor executivo da EEA, Ron Resnick, disse que, embora sua organização apoie uma forma específica de blockchain – Ethereum – ela está hospedando uma iniciativa independente de blockchain porque tem a infraestrutura com gerenciamento de programas e outros recursos. Qualquer empresa que queira participar da iniciativa pode fazê-lo sem se tornar membro da EEA, disse Resnick.
“Padronizar os tokens para trabalhar em qualquer lugar pode ser a chave para uma das maiores oportunidades econômicas da história moderna”, disse Resnick. “Assim como os padrões que levaram à ascensão do comércio eletrônico na internet, a aplicação de padrões à tokenização permitirá que a empresa usem tokens para servir como um acesso a um conjunto de bens, ativos financeiros, valores mobiliários, serviços, valor ou conteúdo a partir de aplicativos blockchain da empresa.”
Gray disse que um token pode representar qualquer coisa, desde um bitcoin até um imóvel.
“Vivemos em uma realidade onde os clientes enfrentam um pé não apenas em blockchains públicos, mas também em vários consórcios, cada um dos quais pode ser diferentes plataformas [blockchain]”, disse Gray. “Então, a estrutura é construída em torno da suposição de que queremos ser capazes de definir essas coisas de uma maneira neutra… usando termos e analogias do mundo real, como dinheiro fiduciário, uma passagem aérea ou um ingresso para o show.”
Uma vez definidos, alguns tokens podem ser fungíveis com propriedades semelhantes a moedas intercambiáveis. Outros tokens podem ser não fungíveis e representam ativos únicos, como arte ou passagem de avião. Quando combinados em um token “híbrido”, os tokens fungíveis e não fungíveis, isso poderia abrir novos caminhos para o comércio digital, disse Gray. Um token híbrido pode ser comprado e retido por um consumidor como um ativo não transferível.
Por exemplo, tal token poderia representar um voo específico de companhias aéreas ou local de concertos (algo fungível) e um ativo não fungível, como um assento específico naquele voo ou no show, explicou Gray.
Outro exemplo de um híbrido, pode ser um token não fungível representando um conjunto de hipotecas imobiliárias e um hipotético representando uma fração da reserva hipotecária que pode ser comprado por corporações ou consumidores como títulos.
Aplicativos baseados em blockchain para imóveis agora incluem startups que lidam com investimentos estrangeiros, manutenção de registros de propriedade, locação de propriedade e tokenização. As redes de blockchain que tokenizam bens imóveis permitem que investidores e consumidores tradicionais comprem ações de uma propriedade e recebam um retorno sobre aluguéis ou hipotecas. O dinheiro pago pelas ações permite que os proprietários façam investimentos adicionais.
Por exemplo, Polymath, Securitize e Harbour estão entre as principais redes blockchain da indústria para permitir que ativos – como prédios comerciais – sejam tokenizados e transformados em títulos negociáveis.
“A estrutura será agnóstica. Na Microsoft, não temos um blockchain. Não competimos, mas queremos hospedar e ouvir nossos clientes que querem usar o Ethereum…, Hyperledger Fabric, Corda ou qualquer outra coisa que venha junto”, disse Gray. “O que começamos a pensar sobre a criação de aplicativos com vários participantes além desses, é como você tem diferentes linguagens de diferentes plataformas, diferentes definições, e nenhuma consistência em ser capaz de descrevê-las.”
Juntamente com a criação de uma taxonomia para descrever o que um token é em detalhes, a iniciativa desenvolverá um método para anexar metadados – informações descritivas transacionais – a um token específico usando a sintaxe e a gramática da estrutura de taxonomia de token.
Por trás da iniciativa está uma indústria caseira crescente, composta por startups que transformam ativos do mundo real em tokens para serem vendidos ou negociados em redes blockchain.
Um ex-executivo do Federal Reserve acredita que é apenas uma questão de tempo até que os bancos centrais adotem uma forma de moeda digital, a qual se pareça com bitcoin e ofereça uma forma mais conveniente e anônima para empresas e consumidores comprarem e venderem bens e armazenarem riquezas.
Por exemplo, no início deste ano, o JP Morgan Chase anunciou que lançaria uma criptomoeda apoiada pelo dólar americano – um token que permitiria ao cliente enviar dinheiro para outro através de um livro-razão de blockchain.
O advento de uma moeda digital ponto a ponto (P2P) apoiada pelo governo pode sinalizar o início de uma economia sem dinheiro, não diferente do que está ocorrendo hoje na Suécia. Também pode simplesmente complementar o atual sistema baseado em dinheiro.
“Então, o caixa está realmente desaparecendo na Suécia. Não é aceito em muitas empresas e muitos bancos não lidam mais com dinheiro vivo”, disse Rod Garrett, professor de economia da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, e ex-vice-presidente do Banco da Reserva Federal.
“Como tal, a Token Taxonomy Initiative será a chave para garantir que esta próxima onda de inovação financeira comece com padrões multi-plataforma em mente”, disse Whelan.
*Matéria escrita por Lucas Mearian da Computerworld (EUA) e republicada na Computerworld Brasil.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários