Segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Na era da blockchain, as exchanges surgiram para facilitar a troca de criptoativos por moedas locais. Para falar sobre os dois tipos principais tipos de exchanges – as centralizadas e as descentralizadas – Luiz Calado, CEO da Braziliex, esteve presente hoje, dia 12 de novembro, no Fórum Blockmaster 2018.
Ele começou sua palestra ressaltando a questão da segurança nesse ambiente de exchanges:
“O fato dessas empresas terem centralizado todos os criptoativos, acaba atraindo alguns hackers. Aliás, o fato de você estar em um sistema centralizado atrai mais hackers”.
Durante sua apresentação, Calado falou sobre as características dessas empresas, incluindo em seu discurso, os pontos negativos e positivos que cada tipo de exchange traz.
A exchange centralizada é aquela que vai cuidar do seu criptoativo por você. Nesse caso, você não precisa ter uma chave privada, e os criptoativos ficam guardados em um servidor.
O CEO citou alguns benefícios das exchanges centralizadas:
“A economia é voltada para a centralização. A corretora centralizada te permite dar ordens personalizadas de venda. O sistema observa quantas pessoas estão vendendo e faz o trading de compras pra você, dentro do sistema da corretora. Dessa forma, você não paga taxa para nenhum minerador. [Além disso], a velocidade é instantânea e você pode entrar em contato com a Exchange se algo der errado. Você também tem maneiras de acompanhar o desempenho do ativo”.
É importante ressaltar que 99% do volume mundial de criptomoedas é negociado em exchanges centralizadas. Outros benefícios mencionados por Calado foram:
Em relação às exchanges descentralizadas, também conhecidas como DEX, não existe um modelo único de organização.
“Essas corretoras tem esse nome – DEX – porque, ao invés de você guardar os seus bitcoins em algum cofre, elas usam as redes dos próprios usuários, as wallets dos usuários”, definiu Calado.
Algumas características das DEX são:
Um fato relevante mencionado pelo CEO, foi a centralização de algumas carteiras em determinadas DEXs para justificar o lançamento do token que começou a ser cobrado. Além disso, essas corretoras descentralizadas não podem ser fechadas, as transações são mais anônimas.
Mas existem algumas desvantagens também. Calado comentou sobre elas:
“A usabilidade na DEX é mais complicada que em uma corretora centralizada. É importante também desmistificar o mito de que a DEX é de graça. Normalmente, tem uma taxa que você não está vendo e a velocidade pode deixar a desejar se comparada a uma centralizada.
O executivo apontou em que situações uma DEX pode ser mais interessante que a corretora centralizada:
“Para tokens em geral. Nas DEXs você vai ter muito mais opções. EM compensação em um corretora centralizada você terá conversão da sua moeda [no caso o Real] em criptoativos já em organizações descentralizadas isso não é possível”, revelou o CEO.
No final da palestra, Calado falou sobre o risco de roubos nas corretoras, desmistificando a ideia das DEXs serem mais seguras.
“Nas DEXs o risco é entendido como menor porque elas ganharam popularidade recentemente. Os hackers não vão invadir algo para roubar centavos. Como nas DEXs o movimento monetário não é tão grande quanto nas corretoras centralizadas, elas acabam não sendo tão atraentes para os hackers, por isso, parecem ser mais resistentes a ataques”.
E indicou a criação de wallet própria para quem deseja ter mais segurança:
“Se você tem muito dinheiro em criptoativos, você precisa ter uma carteira para guardar os seus criptoativos”.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo na Blockmaster e no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é Digital.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários