Quarta-feira, 27 de junho de 2018
Um nova regra em discussão no Banco Central do Brasil pode prejudicar a adoção do Bitcoin como forma de pagamento, além de toda a operação do setor fintech no país. A consulta pública 63 sobre o fim da interoperabilidade — compartilhamento de rede — no setor de meios de pagamento brasileiro terminou na semana passada e o saldo não é positivo para as criptomoedas e para o setor das fintechs.
Como mostra reportagem da Folha de São Paulo, para entender o que é interoperabilidade e como isso é importante para o setor é preciso levar em conta que, para atuarem no mercado, as fintechs relacionam-se com outras empresas que oferecem meios de pagamento, como cartões, boletos ou transferências bancárias, de duas formas: por meio de acordos de participação ou de interoperabilidade.
No caso do acordo de participação, as fintechs ficam vinculadas às grandes empresas, como as bandeiras de cartão de crédito, que irão impor suas regras, como prazo máximo de liquidação da operação, estruturas de tarifas, obrigatoriedade do uso do cartão e não da moeda eletrônica nas compras, como ocorreu com a Visa e a Mastercard que bloquearam todos os cartões que ofereciam conversão em criptomoedas, restringindo esse serviço apenas para a União Europeia.
Já nos acordos de interoperabilidade, esse poder regulador de uma empresa de maior porte sobre uma fintech deixa de existir, e o que passa a balizar os contratos é o compromisso de tornar disponíveis mecanismos que viabilizem, até mesmo tecnologicamente, o fluxo de recursos entre elas. Isto permite que as “regras” possam ser discutidas e desta forma equilibrar o poder das fintechs e das grandes empresas. Entretanto, o Banco Central do Brasil quer voltar atrás neste tema e acabar com a interoperabilidade no sistema financeiro brasileiro.
“É preciso tratar com o maior cuidado essa abordagem, que pode eliminar a flexibilidade necessária para inovações que melhoram o bem-estar social por meio da inclusão”, diz um estudo conduzido pelo Insper e de autoria dos professores de finanças Claudia Bruschi e Adalto Barbaceia.
A busca do Bitcoin e das criptomoedas, assim como das empresas fintechs, é eliminar os intermediários e com isso diminuir taxas e permitir pagamentos e serviços p2p, um fenômeno amplo que engloba outros atores e vem sendo chamado de “uberização”.
No caso das fintechs, se elas tiverem sempre que se submeter às regras de uma bandeira de cartão ou outras instituições financeiras, vão perder a capacidade de inovar e também não vão conseguir “eliminar” os intermediários, uma vez que a tecnologia caminha para que os pagamentos sejam cada vez mais de pessoa para pessoa, sem a necessidade de passar por bandeiras, cartões ou maquininhas, mas usando carteiras digitais, sistemas com QR Code, contratos inteligentes, entre outros.
Em sua defesa, o Banco Central do Brasil afirma ter iniciado a consulta pública por entender que, no modelo atual, as fintechs teriam “uma situação privilegiada” frente às grandes empresas do setor e ressalta que as regras ainda não foram alteradas.
*Matéria escrita por Cassio Gusson e publicada originalmente no portal Criptomoedas Fácil.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários