Terça-feira, 19 de novembro de 2019
Mas o que é, para que ele serve e por que tem este nome?
Mineração é o nome que se dá ao processo de validação de um novo bloco feito através da blockchain.
A rede blockchain funciona como um livro contábil público no qual todas as transações ficam registradas de forma segura na forma de uma cadeia de blocos. Os novos blocos são como páginas que contemplam atualizações neste livro, contendo todas as transações realizadas nos últimos minutos. Para que um novo bloco seja criado, é preciso que alguém reconheça sua autenticidade a partir do uso de alto poder de processamento computacional.
Os mineradores são basicamente voluntários que deixam seus computadores (por vezes servidores inteiros) ligados dia e noite, auxiliando na confirmação de novas transações. Pelo trabalho, que demanda custos em energia e depreciação das máquinas utilizadas, os usuários são recompensados em criptomoedas, em quantidade proporcional ao trabalho realizado por suas máquinas dentro do processo.
Gabriel Aleixo, analista chefe da QR Capital, explica que existem três formas de mineração: prova de trabalho, prova de participação e prova de capacidade. Todas têm vantagens e desvantagens. A prova de trabalho, por exemplo, é considerada a mais segura. Já a prova de participação é mais inclusiva, à medida que viabiliza economicamente a participação de cada vez mais usuários. E a prova de capacidade torna possíveis novos modelos de negócio que provavelmente não funcionariam da mesma forma com as outras duas formas de mineração.
Para Aleixo, essas tecnologias precisam de tempo de aprimoramento e maturação, para que outras vantagens se mostrem evidentes. “A prova de trabalho é o único mecanismo que teve tempo suficiente de ser mostrar seguro. A criptoeconomia é uma indústria muito nova, na qual a segurança dos ativos depende majoritariamente da segurança desses algoritmos. Inovações são bem-vindas, mas quando falamos em segurança da informação, quanto mais velha e testada a tecnologia melhor ela pode ser considerada. É preciso tempo para que algumas dessas tecnologias se provem”, disse.
A prova de trabalho, do inglês proof-of-work (PoW), algoritmo usado na rede Bitcoin, é baseada no poder computacional. Para validar a criação de um novo bloco, o número do hash (espécie de número da identidade do bloco) tem que ser “descoberto”. Como? Os participantes da rede disponibilizam seu poder computacional para tentar descobrir o tal número por tentativa e erro. Quem descobrir primeiro, ganha o status de validador e a recompensa de uma quantidade de bitcoins pelo trabalho. A maioria das redes de blockchain – que tem como base a programação da rede Bitcoin – usa essa forma de validação.
A prova de participação ou proof-of-stake (PoS) é baseada no saldo em criptomoedas do participante. Em vez de investir o poder computacional e a energia necessária para movê-lo, o validador investe seus ativos. O valor investido fica protegido em um endereço na rede, o qual que atuará como uma caução do bloco. Quanto mais um usuário investe maior são suas chances de ser escolhido no processo de validação. A recompensa, que incentiva usuários a fazerem parte do processo, ocorre tanto por meio de taxas transacionais, quanto pela distribuição de novas moedas (“mineradas”), como no PoW. O processo é seguro porque, se o validador tentar manipular o processo, a quantia investida é perdida. A rede Ethereum planeja implementar o protocolo PoS para substituir o atual de PoW nos próximos anos.
Assim como a PoW depende de poder computacional e a PoS da quantidade de tokens investidos, a prova de capacidade, ou proof-of-capacity (PoC), funciona com base no espaço disponível no hard drive. Quanto maior a capacidade de armazenamento do HD, maior a probabilidade de ser validador do bloco. O protocolo é mais lento do que o usado em blockchains validadas com Pow ou PoS e, por isso, o cálculo do hash (o número de identidade do bloco) não depende de seu poder computacional, e sim de um enorme arquivo de soluções possíveis, no disco rígido, que possam se encaixar no problema. Em última análise, quanto mais soluções, maiores as chances de ter a resposta para o hash mais recente. A criptomoeda pioneira no uso da prova de capacidade é a Burstcoin.
Grupo de Fintechs brasileiras.
A Associação Brasileira Online to Offline existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Somos um sistema criado para a divulgação gratuita de qualquer evento ligado a Bitcoin, criptomoedas e/ou Blockchain. Apoiamos a pluralidade de vozes que o Blockmaster traz e acreditamos na relevância dele, no Brasil, para a educação da sociedade a respeito da criptoeconomia
BeInCrypto fornece uma perspectiva de dentro sobre as últimas tendências em um mercado emergente, mantendo o público a par das últimas notícias, à medida em que elas saem.
A Bitnoob começou com um Canal no Youtube e hoje procuramos trazer interação entre os mineradores e investidores de criptomoedas através dos nossos grupos, site e canal para que haja uma maior troca de informações e para que todos nós possamos aprender um pouco mais a cada dia sobre esse grande mercado em crescimento.
Um site voltado a assuntos que focam em Blockchain e seus desdobramentos.
O BlockNews é um site de notícias e análises que cobre o uso de blockchain em empresas, instituições financeiras, governos e projetos sociais.
High-tech finance, Bitcoin and blockchain news, analysis and review.
Las últimas noticias de Bitcoin, blockchain, altcoins y tokens. Información sobre mercados, ICOs, tendencias, cotizaciones, minería, eventos y regulación.
Criptomoedas Fácil é um portal brasileiro de notícias, preços e informações sobre blockchain, bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Líder absoluta em e-mail marketing, com o Mail2Easy PRO, e possui um dos softwares de social media mais relevantes do mercado, o Livebuzz.
Ajudamos startups a ter sucesso, empresas a se transformar e investidores a gerar retornos exponenciais por meio de nosso forte ecossistema de inovação.
A Eventials é uma empresa focada em Live Videos. Todos os meses, 500 mil pessoas absorvem 450 mil horas de conhecimento através de vídeos produzidos com a plataforma.
A GoBlockchain é uma startup que nasceu para contribuir com esse incrível universo da Tecnologia Blockchain. Inicialmente queríamos ser um grupo de pessoas focadas em realizar aulas sobre negócios e desenvolvimento. Mas pensamos… “ falamos e acreditamos que Blockchain é incrível, então porque não utilizá-lo nossa startup e assim criar uma plataforma de ensino descentralizada e transparente?!”. Então decidimos ensinar e utilizar Blockchain aqui mesmo. Pensamos que dessa forma iremos conseguir ensinar melhor e colaborar com a evolução do Blockchain. Dessa maneira a GoBlockchain não tem um “CEO”, centralizador das decisões, e sim participantes que realizam votações para definir o caminho da plataforma. Os participantes são os fundadores e colaboradores (professores, conselheiros e alunos)
Instituto colaborativo que conecta pessoas e organizações da economia digital, gera conhecimento, inovação e negócio transformando o uso da Blockchain.
We are here to provide you the best CRYPTO FREE SIGNALS, ANALYSIS, EDUCATION and MINDSET COACHING to beat the crypto market!
O Instituto Startups é um movimento de think tank formado por líderes e especialistas no ecossistema digital dedicados ao estudo e conhecimento relacionados à inovação e startups.
A Investing.com Brasil ofecere Cotações Gratuitas em Tempo Real, Câmbio, Gráficos Streaming, Notícias Financeiras, Dados do Mercado de Ações e mais.
Portal de notícias criptomoedas e Blockchain - Livecoins é um site independente sobre tecnologias descentralizadas e criptoeconomi.
O escritório nasceu com uma vocação: estar ao lado de seus clientes prestando assessoria jurídica altamente especializada de forma prática, descomplicada, direta e focada no negócio. Auxiliamos em todas as questões legais do cotidiano empresarial e, por isso, desenvolvemos histórias personalizadas e sólidas com nossos clientes e parceiros."Viabilizamos ideias, mapeamos riscos jurídicos e criamos oportunidades de negócios"
Receba Criptomoedas com Omnes Pay - O Futuro no Presente !
O PanoramaCrypto é um portal com notícias e análises sobre o mercado de ativos digitais com uma abordagem voltada para o público investidor.
A PME – Pequenas e Médias Empresas Consultoria Empresarial traz para o mercado a Consultoria em Gestão aplicada por setores e departamentos conforme a necessidade diagnosticada de cada Organização.
O Portal do Bitcoin é líder no Brasil em notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain. Nossa missão é trazer conteúdo de qualidade ao leitor.
O Startupi é uma base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira.
Comentários